Página Inicial / Geral / Prefeitura de Jundiaí lança campanha de alerta para escolhas no trânsito com foco na proteção aos motociclistas

Prefeitura de Jundiaí lança campanha de alerta para escolhas no trânsito com foco na proteção aos motociclistas

A Prefeitura de Jundiaí lançou nesta terça-feira (22), no Paço Municipal, uma campanha de alerta para escolhas no trânsito, com foco especial na proteção aos motociclistas, público que concentra o maior número de vítimas fatais nas vias da cidade. A iniciativa inclui ações educativas, de conscientização e de fiscalização.

O lançamento ocorre em um momento de alerta para a cidade. Nos últimos 12 meses, Jundiaí alcançou o 1º lugar no ranking entre os municípios com mais de 300 mil habitantes no ranking de mortes no trânsito por 100 mil habitantes.

Com o slogan: “Não deixe um acidente contar sua história”, a campanha busca promover uma mudança de comportamento entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. O prefeito Gustavo Martinelli destacou que mais do que uma ação institucional, a proposta é um chamado coletivo. “Mais do que uma campanha, esta é uma convocação coletiva. Convidamos todos à refletir sobre nossos hábitos no trânsito. Reduzir a velocidade, usar corretamente o capacete, nunca dirigir sob efeito de álcool, respeitar a sinalização e manter a empatia: essas atitudes salvam vidas,” afirmou.

“Apesar de cada ocorrência ter suas particularidades, esses fatores são recorrentes e contribuem diretamente para os sinistros graves, nosso compromisso é alertar a população sobre a importância de escolhas responsáveis no trânsito.” destaca o gestor da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte de Jundiaí, José Carlos Sacramone.

Cenário em Jundiaí

A comparação dos primeiros cinco meses dos últimos anos aponta uma oscilação. Em 2022, foram registrados 12 óbitos nas vias urbanas entre janeiro e maio, dos quais 5 eram motociclistas (42%). Em 2023, foram 10 mortes, novamente com 5 motociclistas (50%). Em 2024, houve queda para apenas 4 mortes nas vias urbanas, sendo 3 motociclistas (75%). Já em 2025, até o final de maio, os registros saltaram para 18 mortes, sendo 7 motociclistas (39%).

Ou seja, embora a porcentagem de motociclistas em relação ao total de mortes tenha diminuído em 2025, o número bruto de óbitos voltou a subir, tanto no total quanto especificamente entre os que ocupavam motos.

Somando os dados de janeiro a junho de 2025, foram 41 mortes no trânsito em Jundiaí, sendo 6 apenas no mês de junho, onde 5 eram motociclistas.

A maioria dos acidentes fatais ocorre de forma pulverizada pela cidade, sem pontos críticos concentrados, o que indica que o comportamento dos condutores é fator determinante.

Já no Estado de São Paulo, os dados do Infosiga mostram que entre janeiro e junho de 2025 foram registradas 1.329 mortes de motociclistas, um aumento de 5,6% em relação ao mesmo período de 2024. Só no mês de junho, foram 236 mortes – 6,8% a mais que em junho do ano anterior.

Fatores de risco

Entre os fatores que contribuem para o aumento de mortes estão:
• A expansão acelerada da frota de motocicletas,
• A má formação de condutores,
• O uso da moto como ferramenta de trabalho;
• E comportamentos de risco como avanço de sinal vermelho, conversões proibidas e excesso de velocidade.

“Os dados revelam vidas perdidas e famílias devastadas por tragédias que poderiam ser evitadas com mudanças simples de comportamento” pontuou o prefeito Gustavo Martinelli.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação PMJ

Comente via Facebook

Sobre Mauricio Mike Filho

Unknown's avatar
Principal executivo e responsável pela Operação do Crônicas do Rock, Jornal Torpedo e Guia Torpedo, que engloba alguns portais e redes sociais de internet, jornal impresso, web rádio e podcast. Envolvido diretamente em tecnologia, negócios e publicidade. É o criador do personagem Mike na Noite que faz a cobertura jornalística e fotográfica dos melhores rolês da região, dando um toque bem-humorado às suas participações.

Veja Trambém

Pacto entre Canalhas – o combinado não é caro

Por Mauricio Filho (Mike na Noite)  – editor@jornaltorpedo.com.br O filme “Pacto entre Canalhas – o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso Ajudar?