O Andarilhos Moto Clube tem trabalhado em parceria com o Projeto Social Pequenos Gigantes do Senhor, projeto desenvolvido na Comunidade Santa Ana e São Joaquim – Vila Ana, em Jundiaí desde 2023, participando ativamente da arrecadação e distribuição de itens em datas como Dia das Crianças, Natal e Páscoa. Mas, não é de hoje que esse sentimento de missão social está dentro dos moto clubes de Jundiaí e região. A solidariedade tem se feito presente há décadas e a cada ano que se passa as parcerias entre instituições, órgãos municipais e moto clubes têm aumentado.
O artigo a seguir é resultado de pesquisas realizadas no período de 2019-2021, marcado pela trágica pandemia de COVID-19 que assolava o mundo. As informações foram coletadas através das fontes disponíveis no momento. Caso novas fontes concretas de informações complementares surjam, essa notícia será devidamente atualizada.
“A solidariedade no meio motociclístico aparece em todas as áreas, seja na social com arrecadação e distribuição de brinquedos, roupas e alimentos para lares de idosos, associações de pessoas com deficiência e a famílias que precisam de algum auxílio para garantir uma básica qualidade de vida; na da saúde com o estimulo a doação de sangue, distribuição de kits higiênicos e realização de eventos beneficentes em prol de pessoas necessitadas para realização de tratamentos e compra de remédios; no trânsito com a conscientização sobre o respeito às leis de tráfego. Com relação aos eventos beneficentes, são em sua maioria compostos por arrecadações realizadas pelos próprios motociclistas nos bairros das cidades da região em que atuam, como é o caso do Andarilhos MC que atuou ativamente em Jundiaí e Várzea Paulista principalmente entre os anos de 2000 a 2012 e que variavam desde arrecadações de alimentos, produtos de higiene, agasalhos e até mesmo brinquedos para as campanhas de dia das crianças e natal, que eram destinados a entidades filantrópicas da região como, por exemplo, a APAE de Várzea Paulista, a Associação Pio Lanteri, a Bem-Te-Vi, a Casa Transitória “Menino Jesus”, a Cidade Vicentina, o Lar Cristão de Assistência a Menores e a Paróquia Cristo Redentor, de acordo com suas necessidades. Todas as entidades citadas forneceram um tipo de ofício de reconhecimento e agradecimento que compõe parte da documentação que se encontra nos arquivos do Moto Clube. Dentre esses ofícios, em específico o da Associação Pio Lanteri, chama a atenção o fato de mencionar o agradecimento para a “Irmandade dos Moto Clubes de Jundiaí”, na data de 27 de setembro de 2004. Poucas informações sobre essa irmandade se têm disponível, sendo apenas a menção no ofício, algumas menções na própria Ata de reuniões do Andarilhos e em um recorte de jornal semanal denominado “A Verdade”, de Várzea Paulista, no qual a integrante Arilene afirmou em entrevista que o Andarilhos também fazia parte da Irmandade dos Moto Clubes de Jundiaí e que sempre estavam realizando campanhas beneficentes (na mesma reportagem foi citada a arrecadação de 300 quilos de alimentos, destinados à APAE de Várzea Paulista). Além dessas citações, há algumas poucas fotos que de acordo com a data que está registrada no álbum e com os escritos da ata, podem ser da campanha realizada na Cidade Vicentina no ano de 2004 junto de outros Moto Clubes que supostamente (carece de fontes para confirmação), compunham a tal Irmandade. Além do Andarilhos MC, é possível apontar o Brazilian Bikers MC, Head Machine MC, Serpentes do Asfalto MC e Caveiras do Japi MC. Infelizmente, no momento em que se está sendo feita essa pesquisa, estamos vivenciando a pandemia do COVID-19, o que limitou com que fosse feito um aprofundamento sobre essa Irmandade do contato com integrantes dos prováveis Moto Clubes que compuseram essa organização para se obter mais informações.”.
Qualquer nova contribuição que eventuais leitores possam ter sobre a Irmandade dos Moto Clubes de Jundiaí, entrar em contato com o colunista Bruno Baptista por WhatsApp: (11) 99497-8752.
Parecias entre Andarilhos Moto Clube e o Projeto Social Pequenos Gigantes do Senhor
Fontes analisadas durante o período da pesquisa:
Ofícios de agradecimento das Instituições: Sociedade Civil Pio Lanteri (2004); Associação Promocional Santa Marta Projeto Lázaro na “Casa do Senhor Jesus” (2009); Lar Cristão de Assistência a Menores (2008); Cidade Vicentina Frederico Ozanam (2008); Casa Transitória Menino Jesus (2008); Paróquia Cristo Redentor (2008); Centro de Atendimento à Síndrome de Down Bem-te-vi (2006, 2007, 2008, 2010).