As primeiras associações de motociclistas surgiram no Brasil no início do século XX, mais precisamente na década de 1910.
Começou-se a popularizar o termo “Moto Club” a partir da união entre os motociclistas da então Capital Federal, Rio de Janeiro, que tinham o objetivo de criar uma entidade representativa em defesa dos interesses dos usuários de motocicletas como, por exemplo, a “divulgação dos passeios e eventos organizados visando popularizar os benefícios prazerosos dos veículos e até para reivindicar melhorias nas precárias estradas e ruas utilizadas por esses bravos pioneiros do motociclismo” (GOMES, 2017. p25).
A primeira associação nesse formato era denominada “Moto Club” e expôs suas reivindicações no periódico “O Imparcial” no ano de 1913 sendo contra os abusivos impostos que o município do Rio de Janeiro pretendia obrigar o pagamento para fornecer uma licença para trânsito livre com relação ao uso de motocicletas. Imagine se essas pessoas soubessem o quanto de taxas e impostos somos obrigados a pagar atualmente para poder ter uma moto regularizada… IPVA, licenciamento e demais taxas que surgem no processo de transferência.
Trazendo argumentos para embasar a reivindicação contra o valor da alta taxa, fizeram o apontamento de que a taxa considerada “razoável” deveria ser o “dobro da taxa de bicicleta”, que era “exorbitante pagar por um veículo pequeno que serve a uma pessoa só o mesmo que se paga por um automóvel, isto é, um carro que serve para ser alugado a muitos passageiros”, e cita como exemplos os países França, e Inglaterra.
Na França se taxava a motocicleta em 5 francos e a bicicleta em 3 francos. Na Inglaterra o cenário era muito melhor, onde nem sequer havia taxação nas motocicletas e bicicletas.
Com o aumento no número de adesão as motocicletas como um meio de transporte e como um hobby para realização de passeios e campeonatos que envolviam corridas esportivas, houve a mudança na ideia de se ter uma única entidade representativa dos motociclistas e com essa cisão ocorreu o surgimento de novos grupos com diferentes ideais como, por exemplo, o Rio Moto Club (1915) e o Club Motocyclista Nacional (1916).
Como fonte para produzir esse artigo e indicação para conhecer mais sobre a formação dos Moto Clubes no Brasil, acesse no link abaixo o livro “Histórias de Paixão Sobre Rodas”, do autor Fábio Luiz F. Gomes.