Página Inicial / Geral / O que é um Moto Clube?

O que é um Moto Clube?

Para trazer um contexto sobre um dos principais temas que pretendo abordar fazendo parte da equipe do Crônicas do Rock, na publicação de hoje vou trazer o que é e como funciona um moto clube. A partir dessa publicação estarei abordando o assunto tendo por base um artigo científico produzido por mim ainda durante a época da faculdade. Era 2020, ano em que a pandemia do COVID-19 impossibilitava as aulas presenciais. A graduação estava caminhando para o fim e o trabalho de conclusão do curso estava em sua etapa final. O tema precisava ser algo regional e de impacto social. A partir disso, me debrucei sobre os documentos, fotos e demais registros que foram armazenados pelo Andarilhos Moto Clube, durante seus 25 anos até aquele momento. A seguir, fiquem com a introdução do artigo:

O que é um Moto Clube?

Segundo Fábio Luiz F. Gomes, autor da obra Histórias de Paixão Sobre Rodas, o principal livro que trata sobre esse assunto no Brasil, “fazer parte de uma associação motociclística é mais do que um escudo e um grupo de viagem. É, sobretudo, uma grande oportunidade de se aprenderem lições de dedicação, companheirismo, empenho, respeito, empatia, senso de coletividade, bem comum e paixão pelo que se faz e vive” (GOMES, 2017, p11). De acordo com o Estatuto do Andarilhos Moto Clube, documento registrado em cartório no ano de 2002 que serviu como uma das principais fontes para a pesquisa feita, a finalidade da Instituição em questão é “o incentivo ao lazer, a amizade e a união de pessoas movidas pelo mesmo sentimento de liberdade e paixão por motocicletas”. Segundo um dos membros fundadores do Andarilhos, Wagner Peres (Pretão), ao vestir o colete, sente-se uma emoção, uma experiência que só quem vive compreende, portanto, uma sensação inexplicável. Todo Moto Clube tem seus próprios símbolos oficiais, sendo a principal delas o brasão ou escudo do Clube, o qual, habitualmente está fixado no colete do integrante, especificamente na região das costas.
De forma geral, essas Instituições apresentam regras, direitos e deveres claros e objetivos para uma boa convivência entre os membros e para com a sociedade em geral. Todas essas informações podem ser encontradas no Estatuto Oficial do Clube e, isso possibilita que para a participação de novos integrantes, esses necessitem atender e se identificar com esse regulamento pré-estabelecido.

Nas próximas publicações vamos nos aprofundar mais no assunto. Até breve!

Comente via Facebook

Sobre Bruno Baptista

Bruno Tomaz Baptista Cardoso, nascido em 22 de agosto de 2000, em Jundiaí, é atualmente professor de História na rede estadual de São Paulo, vice-presidente do Andarilhos Moto Clube e um dos membros fundadores do Rock Clube "Hospício do Role".

Veja Trambém

Inscrições para sexta edição da FENS irão até o dia 28 de maio

O empreendedor terá, neste ano, mais uma oportunidade para apresentar sua marca, fazer networking e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso Ajudar?