Página Inicial / Geral / O que é um Moto Clube?

O que é um Moto Clube?

Para trazer um contexto sobre um dos principais temas que pretendo abordar fazendo parte da equipe do Crônicas do Rock, na publicação de hoje vou trazer o que é e como funciona um moto clube. A partir dessa publicação estarei abordando o assunto tendo por base um artigo científico produzido por mim ainda durante a época da faculdade. Era 2020, ano em que a pandemia do COVID-19 impossibilitava as aulas presenciais. A graduação estava caminhando para o fim e o trabalho de conclusão do curso estava em sua etapa final. O tema precisava ser algo regional e de impacto social. A partir disso, me debrucei sobre os documentos, fotos e demais registros que foram armazenados pelo Andarilhos Moto Clube, durante seus 25 anos até aquele momento. A seguir, fiquem com a introdução do artigo:

O que é um Moto Clube?

Segundo Fábio Luiz F. Gomes, autor da obra Histórias de Paixão Sobre Rodas, o principal livro que trata sobre esse assunto no Brasil, “fazer parte de uma associação motociclística é mais do que um escudo e um grupo de viagem. É, sobretudo, uma grande oportunidade de se aprenderem lições de dedicação, companheirismo, empenho, respeito, empatia, senso de coletividade, bem comum e paixão pelo que se faz e vive” (GOMES, 2017, p11). De acordo com o Estatuto do Andarilhos Moto Clube, documento registrado em cartório no ano de 2002 que serviu como uma das principais fontes para a pesquisa feita, a finalidade da Instituição em questão é “o incentivo ao lazer, a amizade e a união de pessoas movidas pelo mesmo sentimento de liberdade e paixão por motocicletas”. Segundo um dos membros fundadores do Andarilhos, Wagner Peres (Pretão), ao vestir o colete, sente-se uma emoção, uma experiência que só quem vive compreende, portanto, uma sensação inexplicável. Todo Moto Clube tem seus próprios símbolos oficiais, sendo a principal delas o brasão ou escudo do Clube, o qual, habitualmente está fixado no colete do integrante, especificamente na região das costas.
De forma geral, essas Instituições apresentam regras, direitos e deveres claros e objetivos para uma boa convivência entre os membros e para com a sociedade em geral. Todas essas informações podem ser encontradas no Estatuto Oficial do Clube e, isso possibilita que para a participação de novos integrantes, esses necessitem atender e se identificar com esse regulamento pré-estabelecido.

Nas próximas publicações vamos nos aprofundar mais no assunto. Até breve!

Comente via Facebook

Sobre Bruno Baptista

Unknown's avatar
Bruno Tomaz Baptista Cardoso, nascido em 22 de agosto de 2000, em Jundiaí, é atualmente professor de História na rede estadual de São Paulo, vice-presidente do Andarilhos Moto Clube e um dos membros fundadores do Rock Clube "Hospício do Role".

Veja Trambém

Dinossauros Rock Bar recebe homenagem da Câmara Municipal de Jundiaí-SP

Por Mauricio Filho (Mike na Noite) – editor@jornaltorpedo.com.br A empresária Mônica Cintra, proprietária e idealizadora …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso Ajudar?